Resumo:
Esse trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica sobre "lixo eletroeletrônico". A aplicação da metodologia, pesquisa e resultados foram obtidos em um período de 11 horas aula cada turma, em um universo de 50 alunos de duas turmas do 7º ano do colégio Estadual Alvino Tribess, localizado na cidade de Jaraguá do Sul. Esse trabalho dotou como orientação metodológica a pesquisa participante, com objetivo de cunho exploratório, com abordagem qualitativa para a análise dos resultados. Os critérios que nortearam a análise qualitativa partiram de fontes bibliográficas e das propostas sugeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Durante a intervenção os estudantes criaram "folders" informativos sobre lixo eletroeletrônico, além de mapas da cidade com a localização dos postos de coletas. Os resultados demonstraram que a metodologia proposta trouxe contribuições significativas para aprendizagem, e também desenvolveu uma postura mais participativa dos estudantes diante da realidade socioambiental e do bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.