Resumo:
Conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para que a escola possa inserir o tema Meio Ambiente no ensino fundamental é preciso que ela procure trabalhar com a comunidade educacional questões como: atitudes, formação de valores, processo de ensino-aprendizagem e as habilidades. Por este motivo o presente trabalho objetivou fazer um levantamento e compreender as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas no ensino fundamental de duas escolas municipais de Jaraguá do Sul. O problema de pesquisa deste trabalho de conclusão de curso tem o seguinte teor: em face das legislações municipais, estaduais e federais, quais as práticas de Educação ambiental desenvolvidas efetivamente nas escolas de ensino fundamental de Jaraguá do Sul? Objetivou especificamente nesse trabalho, constatar como as legislações municipais, estaduais e federais preveem a Educação Ambiental no ensino fundamental, verificar como o Projeto Político Pedagógico de cada escola aborda a Educação Ambiental no ensino fundamental, analisar os projetos de Educação Ambiental nas escolas investigadas e compreender as práticas docentes quanto à Educação Ambiental. Para isso foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com 8 professores e questionários com 225 alunos do 6º ao 9º ano de duas escolas municipais de Jaraguá do Sul. Para análise dos resultados usou-se a análise de conteúdo. Percebeu-se nas duas escolas que os professores e alunos desenvolvem a educação ambiental por meios didáticos que despertem o interesse dos alunos para a conscientização do meio ambiente. Ao final do levantamento de dados pôde-se analisar que boa parte dos professores e alunos são conscientes com relação à conservação do meio ambiente.