dc.contributor.advisor |
Souto, Ana Lúcia Carneiro Fernandes |
|
dc.contributor.author |
Mardula, Daniela Viebrantz |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-17T13:33:30Z |
|
dc.date.available |
2023-05-17T13:33:30Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2750 |
|
dc.description.abstract |
A vontade de compreender o desenvolvimento do letramento científico nasceu durante o urso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física. A leitura de um artigo de Santos e Mortimer, publicado na revista Ciência & Educação, que questionava o etramento científico dos estudantes brasileiros de acordo com a avaliação feita em países pertencentes à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e convidados, onde o Brasil ficou entre as últimas colocações, foi o que consolidou a decisão de dedicar o trabalho de conclusão de curso à investigação desse assunto. O objetivo desta pesquisa foi, então, medir o nível de letramento científico dos estudantes do Ensino Médio e verificar quais são os hábitos de estudo que podem contribuir com o desenvolvimento do mesmo. Para a coleta de dados utilizou-se: dois questionários para verificação dos hábitos de estudo, um mais geral e outro mais aprofundado; avaliações elaboradas com questões utilizadas em 2006 pelo Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA) para aferir o nível de letramento científico; e entrevistas com os estudantes que atingiram os níveis mais altos de letramento científico. A amostragem foi composta inicialmente por 78 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, da escola Estadual Roland Harold Dornbusch. Após a análise das avaliações do letramento científico, a amostragem foi reduzida para um total de 13 estudantes. A amostragem inicial foi escolhida com o objetivo principal de verificar o nível de letramento científico obtido ao final da educação básica, visto que alguns dos estudantes podem não ter mais contato com a área científica dependendo de suas escolhas após o término desse nível de educação. Já a amostragem composta pelos 13 estudantes foi escolhida para relacionar seus hábitos de estudo com o desenvolvimento do letramento científico. Com a análise dos dados coletados foi possível estabelecer indicativos de hábitos de estudo que podem contribuir com o letramento científico dos estudantes do Ensino Médio. Por fim, foram indicadas estratégias pedagógicas alinhadas ao aumento dos níveis de letramento científico dos estudantes a partir dos hábitos de estudo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento científico |
pt_BR |
dc.subject |
Hábitos de estudo |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
O letramento científico e hábitos de estudo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
um estudo de caso dos estudantes do ensino médio da escola de educação básica Roland Harold Dornbusch |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |