Resumo:
A vontade de compreender o desenvolvimento do letramento científico nasceu durante o urso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física. A leitura de um artigo de Santos e Mortimer, publicado na revista Ciência & Educação, que questionava o etramento científico dos estudantes brasileiros de acordo com a avaliação feita em países pertencentes à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e convidados, onde o Brasil ficou entre as últimas colocações, foi o que consolidou a decisão de dedicar o trabalho de conclusão de curso à investigação desse assunto. O objetivo desta pesquisa foi, então, medir o nível de letramento científico dos estudantes do Ensino Médio e verificar quais são os hábitos de estudo que podem contribuir com o desenvolvimento do mesmo. Para a coleta de dados utilizou-se: dois questionários para verificação dos hábitos de estudo, um mais geral e outro mais aprofundado; avaliações elaboradas com questões utilizadas em 2006 pelo Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA) para aferir o nível de letramento científico; e entrevistas com os estudantes que atingiram os níveis mais altos de letramento científico. A amostragem foi composta inicialmente por 78 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, da escola Estadual Roland Harold Dornbusch. Após a análise das avaliações do letramento científico, a amostragem foi reduzida para um total de 13 estudantes. A amostragem inicial foi escolhida com o objetivo principal de verificar o nível de letramento científico obtido ao final da educação básica, visto que alguns dos estudantes podem não ter mais contato com a área científica dependendo de suas escolhas após o término desse nível de educação. Já a amostragem composta pelos 13 estudantes foi escolhida para relacionar seus hábitos de estudo com o desenvolvimento do letramento científico. Com a análise dos dados coletados foi possível estabelecer indicativos de hábitos de estudo que podem contribuir com o letramento científico dos estudantes do Ensino Médio. Por fim, foram indicadas estratégias pedagógicas alinhadas ao aumento dos níveis de letramento científico dos estudantes a partir dos hábitos de estudo.