Resumo:
A utilização de problemas trazidos nos livros didáticos de Física é uma maneira do professor executar sua prática de ensino, no entanto, os contextos encontrados nestes problemas podem distanciá-los da situação experimental e com isso tornar a aprendizagem não satisfatória. Assim, buscou-se encontrar em livros didáticos do ensino médio, problemas de Física que trouxessem em seu enunciado algum experimento que fosse possível ser construído. Desta maneira, foram escolhidos dois problemas de Física da área da Mecânica, sendo os experimentos retratados nos enunciados confeccionados com materiais de fácil acesso. Com os experimentos construídos, o intuito foi obter dados a partir destes experimentos e comparar com os resultados obtidos através da resolução teórica do problema, observando-se que em geral os resultados experimentais diferem significativamente dos resultados teóricos. Partindo da comparação entre estes dados, foram apontadas possibilidades de utilização destes conjuntos em sala de aula. Como forma de avaliar o intuito das propostas de atividades, uma delas foi enviada junto de um questionário para professores da rede pública de ensino, que, de maneira geral, reagiram positivamente em relação à proposta elaborada.