Resumo:
O presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de superar os limites da metodologia tradicional de ensino, com a qual a maioria dos professores está habituado a trabalhar. O ensino por meio da pesquisa é uma alternativa para superar o modelo tradicional, propicia a formação de um sujeito questionador, com autonomia para aprender e com disposição para solucionar problemas. Nessa proposta, a pesquisa foi inserida a partir da realização de projetos de experiências para a realização de uma Feira de Ciências. O objetivo em desenvolver as aulas a partir da realização de projetos de experiências é fazer com que os alunos desenvolvam a capacidade de pesquisar, tendo como enfoque o uso da pesquisa como forma de educação e como modo de construção do conhecimento. Esse trabalho foi desenvolvido na disciplina de Física na Escola de Educação Básica Teresa Ramos, no município de Corupá-Sc. Os resultados indicam que a Feira de Ciências é uma boa opção para inserir a metodologia da pesquisa na disciplina de Física no ensino médio. Permite que os alunos vivenciem todos os princípios do educar pela pesquisa, passando de objetos a sujeitos no processo de ensino aprendizagem.