Resumo:
A presente pesquisa se insere na área de Pesquisa em Ensino de Física, mais especificamente no campo das Políticas Curriculares para o Ensino de Física. Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, cujo objeto de investigação é o currículo prescrito. O material empírico analisado foram as orientações curriculares para o ensino de Física presente em dois documentos: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular em que buscou-se analisar as concepções de currículo presentes nestes dois documentos selecionados. Inicialmente foram identificadas possíveis concepções de currículo a partir da teoria curricular, elaborada com base em Lopes e Macedo (2011) e Silva (2007), para relacionar com as concepções identificadas no material empírico. Assim, se fez uma experimentação conceitual, usando as concepções de currículo, não para discutir o documento como um todo, mas partes do seu texto, que dão indicativos de aproximação com as concepções de currículo, elencadas pela literatura especializada. A partir da análise foi possível perceber que nos dois documentos as concepções de currículo não são homogêneas, todavia há algumas predominâncias nas concepções de currículo que permeiam as orientações para o Ensino de Física relativas a cada documento.