dc.contributor.advisor |
Floriani, Eliani Spliter |
|
dc.contributor.author |
Ludero, Sandra Simone Duqueviz |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-17T14:10:34Z |
|
dc.date.available |
2023-05-17T14:10:34Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2756 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma pesquisa de caráter exploratório, realizada com professores de Ciências da rede municipal e estadual de Jaraguá do sul sobre o uso de atividades práticas no ensino de Ciências nas séries finais do ensino fundamental. Visa identificar os tipos de atividades práticas utilizadas pelos professores de Ciências e as concepções de Ciências que permeiam o desenvolvimento destas atividades, verificar as dificuldades dos professores para a realização de atividades práticas no cotidiano das escolas e analisar o potencial as atividades realizadas pelos professores para a compreensão dos conceitos científicos, bem como a aprendizagem de saberes procedimentais e atitudinais que orientam a realização desta pesquisa. Para a coleta de dados referentes à pesquisa, foram feitas entrevistas com seis professores de ciências das redes Municipais e Estaduais de Jaraguá do Sul. Os professores responderam perguntas sobre o seu ensino, com questões relativas ao conteúdo ensinado, preparo das aulas, critérios e limitações para desenvolver atividades práticas e suas concepções sobre ciência. Os dados coletados foram tabulados e analisados de forma qualitativa. Os participantes da pesquisa acreditam na importância das atividades práticas no processo ensino aprendizagem e as realizam com certa frequência mesmo tendo algumas dificuldades devido à falta de materiais e estrutura física. Eles também reconhecem que durante as atividades práticas, o comportamento e o envolvimento dos alunos é diferenciado se comparado as aulas expositivas. Deste modo, conclui-se que as atividades práticas podem motivar os alunos para a aprendizagem, permitem o desenvolvimento de várias competências necessárias aos alunos, apesar de possuir algumas limitações que podem ser contornadas na forma como o recurso é aplicado junto aos alunos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência - Experiências |
pt_BR |
dc.subject |
Currículos |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratórios |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de ciências e as atividades práticas |
pt_BR |
dc.title.alternative |
um estudo exploratório na rede pública de educação do município de Jaraguá do Sul |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |