Resumo:
Este trabalho apresenta uma pesquisa de caráter exploratório, realizada com professores de Ciências da rede municipal e estadual de Jaraguá do sul sobre o uso de atividades práticas no ensino de Ciências nas séries finais do ensino fundamental. Visa identificar os tipos de atividades práticas utilizadas pelos professores de Ciências e as concepções de Ciências que permeiam o desenvolvimento destas atividades, verificar as dificuldades dos professores para a realização de atividades práticas no cotidiano das escolas e analisar o potencial as atividades realizadas pelos professores para a compreensão dos conceitos científicos, bem como a aprendizagem de saberes procedimentais e atitudinais que orientam a realização desta pesquisa. Para a coleta de dados referentes à pesquisa, foram feitas entrevistas com seis professores de ciências das redes Municipais e Estaduais de Jaraguá do Sul. Os professores responderam perguntas sobre o seu ensino, com questões relativas ao conteúdo ensinado, preparo das aulas, critérios e limitações para desenvolver atividades práticas e suas concepções sobre ciência. Os dados coletados foram tabulados e analisados de forma qualitativa. Os participantes da pesquisa acreditam na importância das atividades práticas no processo ensino aprendizagem e as realizam com certa frequência mesmo tendo algumas dificuldades devido à falta de materiais e estrutura física. Eles também reconhecem que durante as atividades práticas, o comportamento e o envolvimento dos alunos é diferenciado se comparado as aulas expositivas. Deste modo, conclui-se que as atividades práticas podem motivar os alunos para a aprendizagem, permitem o desenvolvimento de várias competências necessárias aos alunos, apesar de possuir algumas limitações que podem ser contornadas na forma como o recurso é aplicado junto aos alunos.