Resumo:
Este trabalho é uma pesquisa na área da Educação Científica, e foi realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física do Instituto Federal de Santa Catarina ¿ Câmpus Jaraguá do Sul (Centro) (IFSC-JAR). A pesquisa tem como objetivo estudar o programa Conectando Saberes (CS) desenvolvido no curso Técnico em Química Modalidade Integrado (TQI) de forma específica buscou-se mapear o histórico do CS, bem como analisar, sob a perspectiva dos estudantes já formados, as contribuições que o referido programa teve no perfil desses egressos. Para isso, além de pesquisa documental realizada nas Diretrizes do Programa de Iniciação Científica - CS e no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), realizou-se entrevistas com três docentes do IFSC-JAR, bem como a criação de um formulário online enviado através do Google Drive aos cento e quarenta e oito egressos do curso TQI, dos quais trinta e oito responderam. De acordo com relato dos egressos, a experiência que o programa propiciou pode ser classificada predominantemente como ótima, pois estimula o trabalho em grupo, considerado algo muito positivo para a formação de estudantes, bem como permitiu a compreensão da metodologia científica e a construção da autonomia. No que se refere a suposta sobrecarga que o programa acarretaria nos estudantes ao longo do curso, os egressos afirmam que o que ocasiona essa sobrecarga é o trabalho final acontecer simultaneamente ao fim do semestre, com provas e trabalhos finais das unidades curriculares presentes na matriz curricular do curso TQI, e em alguns casos, se reconhece que a melhor organização das atividades ao longo do semestre amenizaria esse acúmulo de atividades. Entretanto, mesmo assim, os egressos reconhecem que o CS é benéfico por fundamentalmente contribuir com o desenvolvimento da autonomia. Cabe destacar, que esta pesquisa evidencia que o CS é peça chave no currículo do curso TQI, e que os resultados na formação dos estudantes tem ligação direta com o programa, e prova disso, é o reconhecimento dos egressos por meio da boa avaliação acerca do programa e seus resultados. Entre as proposições de melhorias tem-se o número de membros que compõem um grupo, que de acordo com docentes e egressos, não deve ultrapassar cinco discentes, bem como, o incentivo de publicações de artigos científicos e a realização das bancas abertas ao público desde o primeiro ciclo. Além disso, julga-se que os encontros quinzenais podem ser mais valorizados por discentes e docentes, e é necessário intensificar a participação dos orientadores nesses encontros.