Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a inserção de um livro paradidático de Física, mais especificamente o livro "Física do Futebol", no Ensino Médio através do desenvolvimento de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR). As informações foram coletadas em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Jaraguá do Sul, no período noturno, entre Abril a Junho de 2013. Foram usados vários instrumentos de coletas de dados entre eles, descrição das aulas observadas, anotações das orientações em equipe e das apresentações parciais, gravação em áudio da apresentação final, relatório final do produto da IIR. Esta pesquisa tem cunho qualitativo, sendo que para sua realização foram definidas duas categorias de análise: a apropriação do livro para didático por professor e aluno e a viabilização da Alfabetização Cientifica e Tecnológica por meio da IIR e o uso do livro paradidático. As análises feitas mostram que a apropriação do livro paradidático durante o desenvolvimento de uma IIR, é feita tanto por professor quanto pelos alunos, nas mais variadas etapas da IIR. Além disto, livro paradidático e IIR mostraram-se como duas possibilidades que interagem muito bem entre si, desenvolvendo nos alunos os atributos de uma Alfabetização Cientifica e Tecnológica.