Repositório Institucional

Iniciação científica no ensino médio profissionalizante

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Bortolini, Julio Eduardo
dc.contributor.author Zanini, Marli Maria Valcanaia
dc.date.accessioned 2023-05-17T14:59:26Z
dc.date.available 2023-05-17T14:59:26Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2760
dc.description.abstract socioeconômico. Foram selecionados setenta relatórios de pesquisa e artigos dos três ciclos do CS (Sociedade e Meio Ambiente; Química e a Vida; e Indústria Química) disponíveis no site do programa. Para o tratamento dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes e Galliazzi, 2013). Para fazer esta classificação foram analisados resumo, introdução e as conclusões ou considerações finais dos trabalhos buscando-se elementos pertinentes as três categorias de alfabetizações científicas. Pelos resultados obtidos pode-se concluir que entre os trabalhos relacionados ao primeiro ciclo (Sociedade e Meio Ambiente) há uma predominância da categoria alfabetização científica cívica, pois os estudantes se preocuparam em suas pesquisas com conhecimentos relacionados à superação de senso comum e àqueles que os subsidiam a tomarem decisões frente aos problemas da sociedade. Entre os relatórios relacionados ao segundo ciclo (Química e a Vida) a maioria dos textos selecionados foram classificados na categoria alfabetização científica prática, na qual os conhecimentos científicos, técnicos e/ou tecnológicos sobre os fenômenos e processos produtivos são investigados. Quase na totalidade entre os relatórios do terceiro ciclo (Indústria Química), predominou-se a categoria de alfabetização científica prática pois os estudantes deram ênfases mais em processos técnicos e tecnológicos às suas pesquisas, nos quais predominam testes de laboratórios. Em âmbito geral, observa-se que ao passar dos ciclos, há aumento na AC Prática dos estudantes e relativa diminuição da AC Cívica, mantendo-se constante a AC Cultural. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciência - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Programa Conectando Saberes pt_BR
dc.subject Alfabetização científica pt_BR
dc.subject Técnico em química pt_BR
dc.title Iniciação científica no ensino médio profissionalizante pt_BR
dc.title.alternative um estudo dos relatórios do programa conectando os saberes e suas aproximações com a alfabetização científica pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta