dc.contributor.advisor |
Bortolini, Julio Eduardo |
|
dc.contributor.author |
Zanini, Marli Maria Valcanaia |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-17T14:59:26Z |
|
dc.date.available |
2023-05-17T14:59:26Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2760 |
|
dc.description.abstract |
socioeconômico. Foram selecionados setenta relatórios de pesquisa e artigos dos três ciclos do CS (Sociedade e Meio Ambiente; Química e a Vida; e Indústria Química) disponíveis no site do programa. Para o tratamento dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes e Galliazzi, 2013). Para fazer esta classificação foram analisados resumo, introdução e as conclusões ou considerações finais dos trabalhos buscando-se elementos pertinentes as três categorias de alfabetizações científicas. Pelos resultados obtidos pode-se concluir que entre os trabalhos relacionados ao primeiro ciclo (Sociedade e Meio Ambiente) há uma predominância da categoria alfabetização científica cívica, pois os estudantes se preocuparam em suas pesquisas com conhecimentos relacionados à superação de senso comum e àqueles que os subsidiam a tomarem decisões frente aos problemas da sociedade. Entre os relatórios relacionados ao segundo ciclo (Química e a Vida) a maioria dos textos selecionados foram classificados na categoria alfabetização científica prática, na qual os conhecimentos científicos, técnicos e/ou tecnológicos sobre os fenômenos e processos produtivos são investigados. Quase na totalidade entre os relatórios do terceiro ciclo (Indústria Química), predominou-se a categoria de alfabetização científica prática pois os estudantes deram ênfases mais em processos técnicos e tecnológicos às suas pesquisas, nos quais predominam testes de laboratórios. Em âmbito geral, observa-se que ao passar dos ciclos, há aumento na AC Prática dos estudantes e relativa diminuição da AC Cívica, mantendo-se constante a AC Cultural. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Conectando Saberes |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização científica |
pt_BR |
dc.subject |
Técnico em química |
pt_BR |
dc.title |
Iniciação científica no ensino médio profissionalizante |
pt_BR |
dc.title.alternative |
um estudo dos relatórios do programa conectando os saberes e suas aproximações com a alfabetização científica |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |