Resumo:
socioeconômico. Foram selecionados setenta relatórios de pesquisa e artigos dos três ciclos do CS (Sociedade e Meio Ambiente; Química e a Vida; e Indústria Química) disponíveis no site do programa. Para o tratamento dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes e Galliazzi, 2013). Para fazer esta classificação foram analisados resumo, introdução e as conclusões ou considerações finais dos trabalhos buscando-se elementos pertinentes as três categorias de alfabetizações científicas. Pelos resultados obtidos pode-se concluir que entre os trabalhos relacionados ao primeiro ciclo (Sociedade e Meio Ambiente) há uma predominância da categoria alfabetização científica cívica, pois os estudantes se preocuparam em suas pesquisas com conhecimentos relacionados à superação de senso comum e àqueles que os subsidiam a tomarem decisões frente aos problemas da sociedade. Entre os relatórios relacionados ao segundo ciclo (Química e a Vida) a maioria dos textos selecionados foram classificados na categoria alfabetização científica prática, na qual os conhecimentos científicos, técnicos e/ou tecnológicos sobre os fenômenos e processos produtivos são investigados. Quase na totalidade entre os relatórios do terceiro ciclo (Indústria Química), predominou-se a categoria de alfabetização científica prática pois os estudantes deram ênfases mais em processos técnicos e tecnológicos às suas pesquisas, nos quais predominam testes de laboratórios. Em âmbito geral, observa-se que ao passar dos ciclos, há aumento na AC Prática dos estudantes e relativa diminuição da AC Cívica, mantendo-se constante a AC Cultural.