Resumo:
A crescente distribuição de informação que presenciamos na atualidade proporciona um acesso cada vez mais amplo a temas como ciência e tecnologia, mas também permite a disseminação da pseudociência, uma das formas mais nocivas de desinformação. Sendo a Física Quântica um dos tópicos que mais sofre com as apropriações distorcidas da pseudociência, este Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido com o intuito de apresentar um material didático auxiliar, na forma de História em Quadrinhos (HQ), para o estudo do assunto no Ensino Médio. A escolha dos principais tópicos e conceitos de Física Quântica para o conteúdo da HQ foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, de forma a ser utilizada na sala de aula como uma introdução ao assunto, e que aborde também a sua relação com a pseudociência. O material elaborado com essa pesquisa foi avaliado por professores de Física das redes estadual e federal de Santa Catarina, realizado mediante um questionário sobre o conteúdo apresentado, visando averiguar suas potencialidades e indicando as possíveis alterações para torná-lo um material potencialmente significativo na educação científica. Desta forma, consideramos que a HQ produzida, e retificada com as otimizações dos aspectos apontados pelos professores, oferece a possibilidade de se trabalhar efetivamente com esse tipo de material, que pode complementar materiais didáticos tradicionais, representando uma opção potencialmente enriquecedora para a prática do professor no ensino de física quântica no ensino médio