Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar se o uso de um equipamento musical, como experimento didático, pode auxiliar na aprendizagem dos conceitos de acústica no ensinomédio e estudo sobre sua aplicação. Realizou-se uma pesquisa exploratória sobre os equipamentos existentes no mercado para o ensino de acústica e então foi construído o equipamento musical didático e um roteiro de como utilizá-lo. O equipamento musical foi aplicado em duas turmas do ensino médio integrado no Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia de Santa Catarina. A coleta de dados sobre o uso do equipamento realizou-se por meio de questionário e observações, pois, se trata de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Foi aplicada uma atividade diagnóstica a fim de verificar os conhecimentos prévios da turma e possibilitar uma comparação inicial e final sobre o nívelde aprendizagem. A mesma atividade diagnóstica foi realizada após a aplicação do equipamento, com o intuito de analisar e comparar a aprendizagem entre os alunos. Os resultados obtidos através das análises dos questionários apontam que o uso de experimentos no ensino auxilia na compreensão dos conceitos estudados. Também nos mostram que houve dificuldade dos alunos em diferenciar alguns conceitos como intensidade e altura. Conclui-se que o uso de equipamento musical pode ser uma ferramenta didática que o professor poderá utilizar em suas aulas. Os resultados mostram que os alunos compreendem a importância de aulas experimentais, e que o uso de equipamentos pode auxiliar na aprendizagem dos conceitos.