dc.contributor.advisor |
Dobrowolski, Dilcléia |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Jefferson Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-18T11:00:47Z |
|
dc.date.available |
2023-05-18T11:00:47Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2766 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo contribuir com as metodologias adotadas para o ensino de física, no ensino de mecânica, com alunos do primeiro ano do ensino médio, propondo atividades que estimulem os alunos a gostarem da física, através do lúdico, fazendo-os entender que os mesmos brinquedos que seus pais e avôs brincaram, podem fazer parte do cenário atual das brincadeiras. As intervenções aconteceram na Escola de Educação Básica José Duarte Magalhães onde foram aplicadas práticas utilizando a abordagem interventiva, a partir de: pesquisas bibliográficas, relatórios de observação, planos de aula e laboratório investigativo. A ludicidade que vem da manipulação com brinquedos motivou os alunos ao confronto de ideias e à assimilação dos conceitos, evidenciando o brinquedo como um bom recurso didático. Alguns alunos que participaram de um grupo no facebook, ao responderem o teste final, comprovaram que o uso dessas mídias sociais são um forte aliado do ensino-aprendizagem, onde todos envolvidos tiveram um bom desempenho no teste. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Física - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Brinquedos |
pt_BR |
dc.subject |
Mídias sociais |
pt_BR |
dc.title |
Ensinando física com brinquedos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
uma proposta de intervenção pedagógica com alunos do 1º ano do ensino médio, para ensinar mecânica através do lúdico dos brinquedos |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |