Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo contribuir com as metodologias adotadas para o ensino de física, no ensino de mecânica, com alunos do primeiro ano do ensino médio, propondo atividades que estimulem os alunos a gostarem da física, através do lúdico, fazendo-os entender que os mesmos brinquedos que seus pais e avôs brincaram, podem fazer parte do cenário atual das brincadeiras. As intervenções aconteceram na Escola de Educação Básica José Duarte Magalhães onde foram aplicadas práticas utilizando a abordagem interventiva, a partir de: pesquisas bibliográficas, relatórios de observação, planos de aula e laboratório investigativo. A ludicidade que vem da manipulação com brinquedos motivou os alunos ao confronto de ideias e à assimilação dos conceitos, evidenciando o brinquedo como um bom recurso didático. Alguns alunos que participaram de um grupo no facebook, ao responderem o teste final, comprovaram que o uso dessas mídias sociais são um forte aliado do ensino-aprendizagem, onde todos envolvidos tiveram um bom desempenho no teste.