dc.contributor.advisor |
Moreski, Luiz Fernando |
|
dc.contributor.author |
Souza, Aliny Nayara Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-18T11:05:37Z |
|
dc.date.available |
2023-05-18T11:05:37Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2768 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa exploratória sobre uma abordagem de ensino da Acústica contextualizada pela elaboração de duas oitavas musicais por alunos do Ensino Médio. A teoria musical de Pitágoras foi reescrita a partir de fundamentos experimentais, nascendo então a acústica musical como uma ciência experimental, sucedida pelo desenvolvimento de uma série de relações entre a Física e a música. Muitos autores afirmam que relacionar Física e Música no Ensino de Acústica torna a aprendizagem mais significativa, uma vez que grande parte dos alunos tem gosto pela música. Desta forma, apresenta-se uma proposta metodológica baseada em aulas expositivas dialogadas e em dois roteiros para a elaboração de um monocórdio e um xilofone com garrafas utilizando materiais de baixo custo. Para a maioria dos alunos, fica claro que o ar sofre alguma perturbação devido à utilização dos instrumentos. Por outro lado, muitos tiveram dificuldades em associar a altura da coluna de ar com a frequência do som emitido pelo xilofone. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Acústica - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa exploratória |
pt_BR |
dc.title |
Elaboração de oitavas musicais para o ensino de acústica no ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |