Repositório Institucional

Concepções e expectativas de estudantes do ensino médio da rede pública de Jaraguá do Sul e Guaramirim sobre a disciplina de física

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Grimm, Viviane
dc.contributor.author Langa, Carina Camila
dc.date.accessioned 2023-05-18T11:42:38Z
dc.date.available 2023-05-18T11:42:38Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2771
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma pesquisa de caráter exploratório, realizada com estudantes de ensino médio, quanto as suas representações e expectativas em relação à disciplina de Física. De forma sistematizada, as seguintes questões, "o que os estudantes pensam em relação à Física?" "Quais as expectativas atribuídas por eles a esta área?", nortearam a realização desta pesquisa, que tem como objetivo principal analisar as representações e expectativas dos estudantes de ensino médio das redes públicas, estadual e federal, dos municípios de Jaraguá do Sul e Guaramirim sobre a disciplina de Física. De modo mais específico, buscou-se contextualizar o debate sobre ensino médio, juventude, saberes escolares e ensino de Física no Brasil; analisar os sentidos atribuídos aos saberes da área de Física; verificar os conteúdos de Física e as práticas pedagógicas mais interessantes, os anseios, as dificuldades de aprendizagem e as estratégias usadas pelos estudantes para superá-las; e, ainda, comparar estas expectativas e representações entre diferentes contextos escolares. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário com perguntas fechadas e abertas, aplicado a 399 estudantes. Os dados foram categorizados, tabulados e analisados segundo as seguintes dimensões: identificação pessoal e da escola; perfil socioeconômico e familiar; relação com a escola e o mundo do trabalho; relação com a disciplina de Física. Com a análise dos resultados verificou-se que não existe um discurso homogêneo, mas uma diversidade de representações sobre a disciplina de Física. A maioria dos estudantes considera a Física como uma disciplina difícil, atribuindo como maior dificuldade a compreensão da linguagem matemática. Mesmo apresentando uma visão positiva em relação à função da Física, os estudantes apresentaram os assuntos mais interessantes estudados como um aglomerado de conteúdos e conceitos pouco representativos. Esse trabalho abre caminhos para novas pesquisas ou análises dos dados coletados. As reflexões e análises aqui apresentadas contribuem para uma leitura sobre a escola e os saberes escolares de Física a partir do olhar dos estudantes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Representações pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Juventude pt_BR
dc.title Concepções e expectativas de estudantes do ensino médio da rede pública de Jaraguá do Sul e Guaramirim sobre a disciplina de física pt_BR
dc.title.alternative um estudo exploratório pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta