Resumo:
Este trabalho apresenta uma pesquisa de caráter exploratório, realizada com estudantes de ensino médio, quanto as suas representações e expectativas em relação à disciplina de Física. De forma sistematizada, as seguintes questões, "o que os estudantes pensam em relação à Física?" "Quais as expectativas atribuídas por eles a esta área?", nortearam a realização desta pesquisa, que tem como objetivo principal analisar as representações e expectativas dos estudantes de ensino médio das redes públicas, estadual e federal, dos municípios de Jaraguá do Sul e Guaramirim sobre a disciplina de Física. De modo mais específico, buscou-se contextualizar o debate sobre ensino médio, juventude, saberes escolares e ensino de Física no Brasil; analisar os sentidos atribuídos aos saberes da área de Física; verificar os conteúdos de Física e as práticas pedagógicas mais interessantes, os anseios, as dificuldades de aprendizagem e as estratégias usadas pelos estudantes para superá-las; e, ainda, comparar estas expectativas e representações entre diferentes contextos escolares. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário com perguntas fechadas e abertas, aplicado a 399 estudantes. Os dados foram categorizados, tabulados e analisados segundo as seguintes dimensões: identificação pessoal e da escola; perfil socioeconômico e familiar; relação com a escola e o mundo do trabalho; relação com a disciplina de Física. Com a análise dos resultados verificou-se que não existe um discurso homogêneo, mas uma diversidade de representações sobre a disciplina de Física. A maioria dos estudantes considera a Física como uma disciplina difícil, atribuindo como maior dificuldade a compreensão da linguagem matemática. Mesmo apresentando uma visão positiva em relação à função da Física, os estudantes apresentaram os assuntos mais interessantes estudados como um aglomerado de conteúdos e conceitos pouco representativos. Esse trabalho abre caminhos para novas pesquisas ou análises dos dados coletados. As reflexões e análises aqui apresentadas contribuem para uma leitura sobre a escola e os saberes escolares de Física a partir do olhar dos estudantes.