Resumo:
Esta pesquisa apresenta o resultado de um estudo sobre a avaliação em Física. A motivação para a escolha de tal tema deu-se por interesse pessoal e acadêmico. Pessoal, na visão de que a avaliação é um dos componentes do currículo mais difíceis de conceber, e na percepção de que professores de Física da rede estadual de ensino da Gerência Regional de Educação (GERED) de Jaraguá do Sul/SC não fazem avaliações que atendam às expectativas dos documentos legais. Acadêmico, na constatação que são poucos os artigos, teses ou dissertações que tratam do tema, em consonância com Moreira (2009, p. 46) apontando que no ensino de Física, áreas como contexto educativo, avaliação e novas tecnologias com poucos trabalhos desenvolvidos. O objetivo desta pesquisa foi, então, caracterizar a concepção e o desenvolvimento das práticas avaliativas de professores de Física do Ensino Médio (EM) atuantes na GERED de Jaraguá do Sul. O público-alvo da pesquisa foram os professores de Física habilitados, atuantes na rede pública estadual de EM. O levantamento bibliográfico de autores contemporâneos sobre princípios básicos e pressupostos sobre avaliação, e documental do que consta na legislação de ensino, buscou descrever as propostas nos documentos oficiais acerca da avaliação no ensino de Física do EM. O questionário aplicado aos professores procurou verificar as suas concepções e caracterizar as suas práticas avaliativas, também, considerando as especificidades do ensino e aprendizagem em Física. A apreciação documental e bibliográfica aponta para uma proposta de avaliação qualitativa, com caráter formativo, que no ensino de Física, deve ser pautada em competências e habilidades a serem desenvolvidas. Na verificação dos dados do questionário, referente às concepções acerca da avaliação, são apontadas divergências, de um lado há um reconhecimento dos professores sobre a importância as propostas oficiais, de outro lado há indícios de que as concepções avaliativas tradicionais ainda permeiam nas instituições de ensino da GERED de Jaraguá do Sul. A análise dos dados, destinados à caracterizar as práticas avaliativas, apontam para uma convergência dos professores com a legislação de ensino, principalmente, no que tange à utilização de instrumentos variados, almejando uma avaliação mais eficaz e fidedigna, fundamental no desenvolvimento da autonomia e da crítica no aluno.