Resumo:
O ensino de astronomia é embasado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Física (PCN+) para o Ensino Médio em seu sexto tema estruturador Universo, Terra e Vida, porém frequentemente encontram-se erros didáticos nos livros adotados no Ensino Médio relacionados ao ensino dessa ciência e poucos são os profissionais habilitados para a inserção de conteúdos de Astronomia em escolas públicas. Neste trabalho serão apresentadas duas propostas de ensino de astronomia relacionadas com fenômenos visíveis no cotidiano do aluno, tais como sombras projetadas que podem ser utilizadas para o cálculo do raio da Terra isto utilizando o software Stellarium para identificar a altura do Sol no dia da realização da atividade proposta pelo professor assim como entender a configuração planetária entre a Terra e a Lua para que ocorram eclipses e compreender os motivos pelos quais os eclipses ocorrem poucas vezes ao ano. As propostas de metodologias foram criadas utilizando o Stellarium como recurso complementar e obteve-se resultados satisfatórios em relação aqueles apresentados em bibliografias especializadas. Concluiu-se que o software pode ser tornar um forte aliado no processo de ensino-aprendizado de conceitos relacionados com a Astronomia e tornando o ensino de Física mais significativo aos olhos dos educandos em se tratando da utilização de simuladores computacionais.