Resumo:
O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada de forma bibliográfica em livros e artigos que tratam sobre o histórico da política educacional no Brasil desde o período do Brasil Colônia até os anos atuais, buscando também avaliar as diretrizes da política de formação dos docentes. Durante este período foram implantados no Brasil diferentes métodos e educação, com diferentes objetivos e diferentes políticas educacionais. Ainda, por muitas vezes notou-se que a diretriz para a qual se desejava atender/formar o cidadão também sofreu constantes mudanças motivada por contextos políticos específicos de determinada época. Ainda, apresenta a história de desenvolvimento das instituições que hoje compõem a Rede Federal de Ensino. Atualmente, vivenciamos uma época onde é notória a necessidade de uma alteração na política educacional, visto os lamentáveis resultados obtidos em diferentes métodos de avaliação de rendimento dos estudantes das séries iniciais ao ensino de nível médio. Esta busca está muito além da sala de aula, pois nos tempos atuais não há uma diretriz forte e bem fundamentada quanto ao objetivo do ensino. Ao realizar esta análise, verificou-se que a política educacional foi historicamente norteada pelo objetivo da formação dos cidadãos da determinada época. A política educacional sempre esteve vinculada à política social e submetida a sua diretriz.