Resumo:
A proposta de verificar a compreensão de estudantes e professores do ensino fundamental sobre as constelações surgiu a partir de observações e experiências vividas durante o meu curso de graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física do Instituto Federal de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. Principalmente nas atividades do programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, onde pude me aproximar da área de ensino de ciências e verificar as dificuldades e aspirações para o ensino de astronomia. Diante disso foi sendo elaborada a proposição que tem como base realizar uma análise bibliográfica em documentos norteadores e artigos específicos com intuito de levantar qual a abordagem retratada ao tema e concluir com uma pesquisa de campo junto a professores e estudantes identificando como ocorre a transposição didática e quais suas concepções sobre as constelações. A aplicação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Töwe Nagel em Jaraguá do Sul e contou com a participação de 96 estudantes e 05 docentes, presentando como resultado a confirmação apontada em outras pesquisas que identificam a dificuldade em se abordar os conteúdos de astronomia, mas também foi profícuo, pois, pode ser realizado um exercício de Etnoastronomia ao identificar as concepções dos estudantes sobre os céus.