Repositório Institucional

Análise sobre a forma como os livros didáticos de física aprovados pelo PNLD (2009-2011/2012-2014) abordam os conteúdos sobre a natureza física e fisiológica do som

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Dobrowolski, Dilcléia
dc.contributor.author Simão, Jane Paula dos Santos
dc.date.accessioned 2023-05-18T12:36:57Z
dc.date.available 2023-05-18T12:36:57Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2781
dc.description.abstract Um dos fatores determinantes da qualidade do ensino é o material didático utilizado nesse processo. Observando a importância do livro didático como ferramenta de ensino, este trabalho visa analisar qualitativamente a forma como seis livros didáticos de Física abordam a natureza física e fisiológica do som, a partir de critérios propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNs) e da Proposta Curricular de Santa Catarina. Discute-se ainda, neste trabalho, as contribuições para o ensino-aprendizagem através da atividade experimental sugerida pelo livro Coleção Quanta Física do 2º ano do ensinomédio (neste caso, um telefone mecânico), aplicada durante a intervenção pedagógica no estágio de Regência II. A coleta de dados com aplicação de um questionário respondido por dez professores de física da rede estadual de ensino de Jaraguá do Sul teve o propósito de aferir sobre os critérios de escolha dos livros adotados pelos professores em suas aulas. Os resultados da coleta de dados demonstraram que 100% dos professores receberam livros didáticos em suas escolas, e que 80% participaram em algum momento do processo de escolha do livro didático. Na análise dos livros verificou-se que a Coleção Quanta Física seria a que mais se aproxima das propostas apresentadas no PCNs e Proposta Curricular de Santa Catarina. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Ondas sonoras pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title Análise sobre a forma como os livros didáticos de física aprovados pelo PNLD (2009-2011/2012-2014) abordam os conteúdos sobre a natureza física e fisiológica do som pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta