Resumo:
Um dos fatores determinantes da qualidade do ensino é o material didático utilizado nesse processo. Observando a importância do livro didático como ferramenta de ensino, este trabalho visa analisar qualitativamente a forma como seis livros didáticos de Física abordam a natureza física e fisiológica do som, a partir de critérios propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNs) e da Proposta Curricular de Santa Catarina. Discute-se ainda, neste trabalho, as contribuições para o ensino-aprendizagem através da atividade experimental sugerida pelo livro Coleção Quanta Física do 2º ano do ensinomédio (neste caso, um telefone mecânico), aplicada durante a intervenção pedagógica no estágio de Regência II. A coleta de dados com aplicação de um questionário respondido por dez professores de física da rede estadual de ensino de Jaraguá do Sul teve o propósito de aferir sobre os critérios de escolha dos livros adotados pelos professores em suas aulas. Os resultados da coleta de dados demonstraram que 100% dos professores receberam livros didáticos em suas escolas, e que 80% participaram em algum momento do processo de escolha do livro didático. Na análise dos livros verificou-se que a Coleção Quanta Física seria a que mais se aproxima das propostas apresentadas no PCNs e Proposta Curricular de Santa Catarina.