Resumo:
O número crescente de conteúdos postados em diferentes portais, em especial o
YouTube, dá aos professores acesso a vários materiais que enriqueçam suas aulas.
Em contraste, a escola pública não acompanha os avanços tecnológicos e, por vezes,
não possui estrutura para a realização de aulas com experimentos. Em vista disto, o
uso de vídeos pode ser uma opção à abordagem experimental, uma vez que assume
caráter demonstrativo e, até mesmo, investigativo. Esta pesquisa, de cunho
exploratório, busca conhecer como temas da Física Ondulatória são abordados em
vídeos disponíveis no site YouTube, analisando aspectos referentes aos conteúdos,
fontes, qualidade de imagem e som e proposta pedagógica, seguindo critérios de
autores da área de educação em audiovisual. Os temas foram definidos a partir da
importância do conceito como base para outros temas e dificuldade para o ensinoaprendizagem. Após a definição dos temas, foi realizado o levantamento de vídeos com
abordagem experimental e selecionados para análise os cinco vídeos com maior
número de visualizações em cada busca. Foi analisado um total de 62 vídeos, que
revelou uma maioria de vídeos sobre reflexão, refração e difração, baixa abordagem de
ondas sonoras, proximidade do número de vídeos de ilustração e de simulação, maioria
dos vídeos com duração entre 2 e 10 minutos e com qualidade high definition (HD). O
roteiro de análise pode ser aplicado em vídeos sobre outros temas de ciências,
servindo como base para a seleção de vídeos por professores, além de a análise
fornecer uma lista de vídeos sobre Ondulatória.