dc.contributor.advisor |
Maieski, Márcio Norberto |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Milena Terezinha |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-18T13:50:38Z |
|
dc.date.available |
2023-05-18T13:50:38Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2788 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho relata uma experiência de intervenção pedagógica realizada em uma escola da rede pública de ensino do município de Jaraguá do Sul-SC. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar a viabilidade do uso das histórias em quadrinhos (HQs), especificamente as tiras, como (um) suporte didático para o ensino de ciências. A opção por esse gênero do discurso está vinculada ao fato de ele apresentar uma linguagem acessível e por estar presente no universo de leitura dos alunos. Além disso, as tiras podem estabelecer um diálogo entre os saberes do cotidiano dos alunos com os saberes escolares. O trabalho teve como orientação metodológica a pesquisa participante, com seu desenvolvimento pautado em uma intervenção pedagógica no grupo objeto desta pesquisa. Na construção dos quadros que a nortearam, a pesquisa procurou estabelecer relações entre a utilização das tiras com a aprendizagem significativa, a qual tem como elemento importante os conhecimentos prévios dos alunos. As tiras tiveram como tema central o estudo da água, de modo que as interpretações delas, feita pelos alunos sob mediação do professor, possibilitaram as análises de dados. Este trabalho possibilitou, ainda, despertar a imaginação criadora, como estímulo à reflexão e à autonomia dos participantes da ação, tanto na construção de conhecimentos, na seleção e análise de tiras pelos alunos, como na construção de um mural coletivo e na produção de tiras. Os resultados obtidos apontam a importância de o professor estabelecer estratégias de ensino que resgatem os saberes dos alunos como ponto de partida na construção dos saberes científicos. Outra conclusão que a pesquisa aponta satisfatoriamente é a necessidade de se aproximar os estudantes do Ensino Fundamental ao conhecimento presente nas ciências, no intuito de superar as formalidades do processo de ensino-aprendizagem recorrentes nas práticas pedagógicas da escola. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Histórias em quadrinhos |
pt_BR |
dc.title |
A história em quadrinhos como (um) suporte didático para o ensino de ciências |
pt_BR |
dc.title.alternative |
uma experiência quadrinho a quadrinho |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |