Repositório Institucional

A história em quadrinhos como (um) suporte didático para o ensino de ciências

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Maieski, Márcio Norberto
dc.contributor.author Pereira, Milena Terezinha
dc.date.accessioned 2023-05-18T13:50:38Z
dc.date.available 2023-05-18T13:50:38Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2788
dc.description.abstract O presente trabalho relata uma experiência de intervenção pedagógica realizada em uma escola da rede pública de ensino do município de Jaraguá do Sul-SC. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar a viabilidade do uso das histórias em quadrinhos (HQs), especificamente as tiras, como (um) suporte didático para o ensino de ciências. A opção por esse gênero do discurso está vinculada ao fato de ele apresentar uma linguagem acessível e por estar presente no universo de leitura dos alunos. Além disso, as tiras podem estabelecer um diálogo entre os saberes do cotidiano dos alunos com os saberes escolares. O trabalho teve como orientação metodológica a pesquisa participante, com seu desenvolvimento pautado em uma intervenção pedagógica no grupo objeto desta pesquisa. Na construção dos quadros que a nortearam, a pesquisa procurou estabelecer relações entre a utilização das tiras com a aprendizagem significativa, a qual tem como elemento importante os conhecimentos prévios dos alunos. As tiras tiveram como tema central o estudo da água, de modo que as interpretações delas, feita pelos alunos sob mediação do professor, possibilitaram as análises de dados. Este trabalho possibilitou, ainda, despertar a imaginação criadora, como estímulo à reflexão e à autonomia dos participantes da ação, tanto na construção de conhecimentos, na seleção e análise de tiras pelos alunos, como na construção de um mural coletivo e na produção de tiras. Os resultados obtidos apontam a importância de o professor estabelecer estratégias de ensino que resgatem os saberes dos alunos como ponto de partida na construção dos saberes científicos. Outra conclusão que a pesquisa aponta satisfatoriamente é a necessidade de se aproximar os estudantes do Ensino Fundamental ao conhecimento presente nas ciências, no intuito de superar as formalidades do processo de ensino-aprendizagem recorrentes nas práticas pedagógicas da escola. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Ciência - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.title A história em quadrinhos como (um) suporte didático para o ensino de ciências pt_BR
dc.title.alternative uma experiência quadrinho a quadrinho pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta