Resumo:
O presente trabalho relata uma experiência de intervenção pedagógica realizada em uma escola da rede pública de ensino do município de Jaraguá do Sul-SC. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar a viabilidade do uso das histórias em quadrinhos (HQs), especificamente as tiras, como (um) suporte didático para o ensino de ciências. A opção por esse gênero do discurso está vinculada ao fato de ele apresentar uma linguagem acessível e por estar presente no universo de leitura dos alunos. Além disso, as tiras podem estabelecer um diálogo entre os saberes do cotidiano dos alunos com os saberes escolares. O trabalho teve como orientação metodológica a pesquisa participante, com seu desenvolvimento pautado em uma intervenção pedagógica no grupo objeto desta pesquisa. Na construção dos quadros que a nortearam, a pesquisa procurou estabelecer relações entre a utilização das tiras com a aprendizagem significativa, a qual tem como elemento importante os conhecimentos prévios dos alunos. As tiras tiveram como tema central o estudo da água, de modo que as interpretações delas, feita pelos alunos sob mediação do professor, possibilitaram as análises de dados. Este trabalho possibilitou, ainda, despertar a imaginação criadora, como estímulo à reflexão e à autonomia dos participantes da ação, tanto na construção de conhecimentos, na seleção e análise de tiras pelos alunos, como na construção de um mural coletivo e na produção de tiras. Os resultados obtidos apontam a importância de o professor estabelecer estratégias de ensino que resgatem os saberes dos alunos como ponto de partida na construção dos saberes científicos. Outra conclusão que a pesquisa aponta satisfatoriamente é a necessidade de se aproximar os estudantes do Ensino Fundamental ao conhecimento presente nas ciências, no intuito de superar as formalidades do processo de ensino-aprendizagem recorrentes nas práticas pedagógicas da escola.