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A construção do argumento dos licenciados do curso de licenciatura em ciências da natureza com habilitação em física do Cãmpus Jaraguá do Sul

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dc.contributor.advisor Eissler, Roberto João
dc.contributor.author Medeiros, Paulo Ricardo
dc.date.accessioned 2023-05-18T13:58:21Z
dc.date.available 2023-05-18T13:58:21Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2789
dc.description.abstract O presente trabalho trata acerca da verificação da formação de acadêmicos como professores-pesquisadores. Assim, este estudo de caso analisa três Trabalhos de Conclusão do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física, todos formados pelo Instituto Federal de Santa Catarina ¿ Campus ¿ Jaraguá do Sul/ Centro. Entre os objetivos desse trabalho está o de verificar se é possível perceber o perfil de um professor-pesquisador através do Padrão de análise argumentativa proposto por Edelston Stephen Toulmin. Neste estudo também se observaram quais as contribuições para a formação quando nela se situa a pesquisa científica como metodologia de ensino. Nesse sentido, verificou-se que a construção subjetiva do futuro professor como pesquisador se cristaliza na relação dialógica, estabelecida entre os professores formadores e os teóricos; assim como também nas relações interpessoais com os colegas, segundo Pesce (2012). Dessa forma, reveste-se de importância o estudo de iniciativas que empregam a pesquisa como metodologia de ensino. Neste sentido, investigou-se a formação dos professores de física, por meio de observação, análise de documentos com aplicação do padrão de Toulmin a fim de avaliar a contribuição deste para a consolidação do sujeito como pesquisador. Entre os objetivos do ensino na pesquisa está o de colocar os alunos em contato com a pesquisa científica, a fim de que eles possam compreender esta atividade e seus diferentes aspectos, bem como executar projetos de pesquisa. No entanto, também faz-se necessário que alunos transcendam suas limitações. De modo geral, verificou-se que, ao término do curso, a pesquisa contribuiu com o desenvolvimento de habilidades necessárias para formar sujeitos como professores-pesquisadores. Os resultados apontam, ainda, diferenças entre os sujeitos na sua maneira de agir frente à pesquisa. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Professores - Formação pt_BR
dc.subject Pesquisadores pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Análise argumentativa de Toulmin pt_BR
dc.subject Ensino - Metodologia pt_BR
dc.title A construção do argumento dos licenciados do curso de licenciatura em ciências da natureza com habilitação em física do Cãmpus Jaraguá do Sul pt_BR
dc.title.alternative um estudo de caso a partir dos trabalhos de conclusão de curso pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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