Resumo:
O presente trabalho trata acerca da verificação da formação de acadêmicos como professores-pesquisadores. Assim, este estudo de caso analisa três Trabalhos de Conclusão do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física, todos formados pelo Instituto Federal de Santa Catarina ¿ Campus ¿ Jaraguá do Sul/ Centro. Entre os objetivos desse trabalho está o de verificar se é possível perceber o perfil de um professor-pesquisador através do Padrão de análise argumentativa proposto por Edelston Stephen Toulmin. Neste estudo também se observaram quais as contribuições para a formação quando nela se situa a pesquisa científica como metodologia de ensino. Nesse sentido, verificou-se que a construção subjetiva do futuro professor como pesquisador se cristaliza na relação dialógica, estabelecida entre os professores formadores e os teóricos; assim como também nas relações interpessoais com os colegas, segundo Pesce (2012). Dessa forma, reveste-se de importância o estudo de iniciativas que empregam a pesquisa como metodologia de ensino. Neste sentido, investigou-se a formação dos professores de física, por meio de observação, análise de documentos com aplicação do padrão de Toulmin a fim de avaliar a contribuição deste para a consolidação do sujeito como pesquisador. Entre os objetivos do ensino na pesquisa está o de colocar os alunos em contato com a pesquisa científica, a fim de que eles possam compreender esta atividade e seus diferentes aspectos, bem como executar projetos de pesquisa. No entanto, também faz-se necessário que alunos transcendam suas limitações. De modo geral, verificou-se que, ao término do curso, a pesquisa contribuiu com o desenvolvimento de habilidades necessárias para formar sujeitos como professores-pesquisadores. Os resultados apontam, ainda, diferenças entre os sujeitos na sua maneira de agir frente à pesquisa.