Resumo:
O conteúdo de ondulatória, no ensino médio, tem ganho pouco espaço nos livros e materiais didático pedagógicos. Em contrapartida, esse conhecimento é fundamental para entender outros tópicos (por exemplo, física moderna), o meio em que vivemos, e se destaca ao aparecer mais que outros temas nos exames nacionais do ensino médio, como o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Diante disso e das dificuldades de motivação para a aprendizagem de física, criamos e avaliamos uma sequência didática de cinco aulas que explora a ondulatória por meio da música, explicitando alguns aspectos que a constitui. Para tal propósito, utilizamos uma abordagem pluralista, com vários recursos construídos e adaptados a fim de atrair a atenção dos estudantes para otimizar sua aprendizagem. A implementação da proposta ocorreu por três professores diferentes, um como teste piloto. Analisamos a sequência didática com base em uma triangulação de dados, o tripé utilizou uma entrevista antes e após a implementação da sequência didática com os professores, a observação da implementação de todas as aulas da proposta didática e a opinião dos alunos acerca das atividades realizadas com a utilização de um questionário. Inferimos que a pluralidade de recursos unida a uma boa preparação do professor facilitou a aprendizagem e aumentou a motivação dos estudantes. Aos professores, verificamos que ampliaram sua visão de possibilidades estratégicas de ensino. Portanto nesse trabalho apresentamos como ocorreu a sequência didática, apontamos melhoramentos na sua essência, bem como fatores externos, micro e macro escolar, que prejudicam ou auxiliam sua desenvoltura com toda potencialidade.