dc.contributor.advisor |
Rodrigues, Carlos Eduardo Deodoro |
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dc.contributor.author |
Lopes, Alana Caroline |
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dc.date.accessioned |
2023-05-19T11:01:56Z |
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dc.date.available |
2023-05-19T11:01:56Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2793 |
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dc.description.abstract |
O cenário atual das escolas no país nos apresenta uma realidade: os alunos hoje são
nativos digitais, pessoas totalmente dependentes da utilização de tecnologias em seu
cotidiano. Visando despertar o interesse desses alunos, recentes são muitos os trabalhos
desenvolvidos com a utilização de TICs em propostas pedagógicas como potencial
ferramenta para o Ensino de Física. Além das simulações digitais, que facilitam a
visualização e manipulação de experimentos, o desenvolvimento de jogos tem sido alvo de
estudos em práticas pedagógicas que se diferenciam das tradicionais. Neste aspecto, este
trabalho trouxe uma análise de artigos e teses que apresentam o desenvolvimento de jogos
digitais com intuito educacional, focando em definir aspectos mínimos necessários para que
um jogo seja desenvolvido para ser uma potencial ferramenta para o Ensino de Física. A
partir da definição destes aspectos, foi criado um roteiro de um jogo em plataforma online
com o tema do experimento de Eratóstenes (que mediu o raio da Terra) aplicando os
requisitos definidos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Experimento de Eratóstenes |
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dc.title |
Desenvolvimento de jogos para o ensino de física |
pt_BR |
dc.title.alternative |
requisitos para uma potencial ferramenta pedagógica |
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dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
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