dc.contributor.advisor |
Arthury, Luiz Henrique Martins |
|
dc.contributor.author |
Utpadel, Diego |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-19T12:12:58Z |
|
dc.date.available |
2023-05-19T12:12:58Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2798 |
|
dc.description.abstract |
A motivação para essa pesquisa se deu na busca de uma forma diferente de se
trabalhar o ensino de física do que é usualmente feito em sala de aula. Portanto, foi
realizada uma busca sobre diferentes metodologias para o ensino de física, como
também ferramentas de ensino diferentes do padrão. A seguinte pesquisa buscou
encontrar embasamento sobre ferramentas de ensino, por meio da literatura sobre o
ensino de física moderna e contemporânea, na qual pode-se encontrar a importância
de simulações computacionais e experimentos-práticos, também o uso de jogos
para o ensino de física. Dessa forma, foi possível se obter a fundamentação
necessária para a construção de uma sequência didática, conjunta de um jogo
didático, chamado de Caminhos do Quantum, como ferramenta de ensino para o
conteúdo de Mecânica Quântica. A sequência didática e o jogo foram aplicados em
duas turmas do ensino médio, de duas turmas de primeiros anos, em duas escolas
estaduais da região de Jaraguá do Sul. Todos os resultados sobre a aplicação da
sequência didática, como a do jogo e o retorno dos estudantes se encontram
descritos neste trabalho. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de mecânica quântica |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos para o ensino de física |
pt_BR |
dc.title |
Jogo de tabuleiro de física quântica como ferramenta de ensino |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |