Resumo:
A motivação para essa pesquisa se deu na busca de uma forma diferente de se
trabalhar o ensino de física do que é usualmente feito em sala de aula. Portanto, foi
realizada uma busca sobre diferentes metodologias para o ensino de física, como
também ferramentas de ensino diferentes do padrão. A seguinte pesquisa buscou
encontrar embasamento sobre ferramentas de ensino, por meio da literatura sobre o
ensino de física moderna e contemporânea, na qual pode-se encontrar a importância
de simulações computacionais e experimentos-práticos, também o uso de jogos
para o ensino de física. Dessa forma, foi possível se obter a fundamentação
necessária para a construção de uma sequência didática, conjunta de um jogo
didático, chamado de Caminhos do Quantum, como ferramenta de ensino para o
conteúdo de Mecânica Quântica. A sequência didática e o jogo foram aplicados em
duas turmas do ensino médio, de duas turmas de primeiros anos, em duas escolas
estaduais da região de Jaraguá do Sul. Todos os resultados sobre a aplicação da
sequência didática, como a do jogo e o retorno dos estudantes se encontram
descritos neste trabalho.