Resumo:
Pensando nos problemas atuais relacionados ao Ensino de Física e também na
dificuldade em trabalhar tópicos de Física Moderna no Ensino Médio,
desenvolvemos e aplicamos uma proposta didática sobre Exoplanetas baseada na
metodologia ativa conhecida como Sala de Aula Invertida. Para isso, utilizamos as
Tecnologias da Informação e Comunicação a fim de explorar o protagonismo do
aluno. A proposta didática foi aplicada em duas turmas de segundo ano por um
professor de Física do Ensino Médio e tinha como foco a construção de infográficos
sobre o sistema Trappist-1. A coleta de dados se deu através da entrega dos
infográficos, um questionário realizado após a aplicação da proposta didática pelos
estudantes e um relato feito pelo professor. Após a coleta e análise dos dados foi
possível concluir que os objetivos propostos neste trabalho foram atingidos. No qual,
os infográficos produzidos seguiram todas as orientações propostas. Já na análise
do questionário respondido pelos estudantes participantes, observou-se a quase
totalidade de aspectos positivos. E no relato do professor após a aplicação da
proposta didática, não foi mencionado nenhum problema em relação à aplicação da
mesma, ou feito alguma sugestão de melhoria.