Resumo:
O presente artigo tem como tema a relação entre conhecimentos de biologia, física e
química às práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil. Inicialmente,
ao pesquisar as palavras “ciências da natureza” nos documentos oficiais da
educação infantil, não foram encontrados resultados que contemplassem tal tema.
Contudo, os documentos oficiais relacionados ao currículo da Educação Infantil
apontam questões relacionadas aos fenômenos naturais e ao mundo físico, sem
caracterizar tais saberes às ciências da natureza. Em vista disso, o presente
trabalho buscou analisar os planejamentos pedagógicos da educação infantil de uma
instituição privada, da cidade de Jaraguá do Sul, a fim de identificar se há práticas
que se relacionam com saberes de ciências da natureza. As análises são reveladas
num estudo de caso, no qual debruçou-se sobre os planejamentos pedagógicos das
turmas de quatro e cinco anos, da escola referida. Os resultados da pesquisa
confirmam o contato da infância com os saberes das ciências da natureza, de forma
incipiente e lúdica, revelando práticas e experiências que, mesmo não exploradas na
perspectiva científica, se constituem enquanto subsídios para o aprendizado destes
saberes.