dc.contributor.advisor |
Rodrigues, Carlos Eduardo Deodoro |
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dc.contributor.author |
Matos, Elysson Daniel Viana |
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dc.date.accessioned |
2023-05-23T13:57:15Z |
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dc.date.available |
2023-05-23T13:57:15Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2812 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo analisar como os conceitos de velocidade
média e instantânea são abordados pelos livros didáticos de Física do ensino médio,
utilizando as pressuposições teóricas da transposição didática. Após a revisão
bibliográfica sobre o conceito de velocidade média, seu ensino e aprendizagem,
verificou-se que, tais concepções sofrem uma dessincretização, despersonalização e
a recontextualização do saber nas obras didáticas. Entretanto, a maneira como é
realizada essa transposição didática, na maior parte dos casos, não colabora com a
compreensão dos principais conceitos de velocidade média e instantânea, visto que,
muitos reafirmam a concepção de velocidade como sendo a rapidez. Tais
conclusões expõem um alerta para os professores e estudantes que utilizam os
livros didáticos como referenciais teóricos no ensino e aprendizagem, sem um maior
embasamento teórico. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Velocidade |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Transposição didática |
pt_BR |
dc.title |
A abordagem dos conteúdos de velocidade média e instantânea em livros didáticos do ensino médio e sua transposição didática |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Educação em Ciências e Matemática |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |