Repositório Institucional

A abordagem dos conteúdos de velocidade média e instantânea em livros didáticos do ensino médio e sua transposição didática

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Rodrigues, Carlos Eduardo Deodoro
dc.contributor.author Matos, Elysson Daniel Viana
dc.date.accessioned 2023-05-23T13:57:15Z
dc.date.available 2023-05-23T13:57:15Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2812
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo analisar como os conceitos de velocidade média e instantânea são abordados pelos livros didáticos de Física do ensino médio, utilizando as pressuposições teóricas da transposição didática. Após a revisão bibliográfica sobre o conceito de velocidade média, seu ensino e aprendizagem, verificou-se que, tais concepções sofrem uma dessincretização, despersonalização e a recontextualização do saber nas obras didáticas. Entretanto, a maneira como é realizada essa transposição didática, na maior parte dos casos, não colabora com a compreensão dos principais conceitos de velocidade média e instantânea, visto que, muitos reafirmam a concepção de velocidade como sendo a rapidez. Tais conclusões expõem um alerta para os professores e estudantes que utilizam os livros didáticos como referenciais teóricos no ensino e aprendizagem, sem um maior embasamento teórico. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Velocidade pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Transposição didática pt_BR
dc.title A abordagem dos conteúdos de velocidade média e instantânea em livros didáticos do ensino médio e sua transposição didática pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Educação em Ciências e Matemática pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta