Repositório Institucional

O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental em Jaraguá do Sul a partir da perspectiva docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Priscila Juliana da
dc.contributor.author Silva, Jussara Martins da
dc.date.accessioned 2023-05-23T13:57:39Z
dc.date.available 2023-05-23T13:57:39Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2813
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é ter um panorama do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, analisando como os professores do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas de Jaraguá do Sul, abordam o Ensino de Ciências. A metodologia usada é qualitativa, com um questionário de perguntas abertas e fechadas. Fizemos um levantamento com 7 professores, buscando dados em relação à formação e às práticas pedagógicas. Esses professores atuam em duas escolas: uma da rede Estadual outra da rede Municipal, ambas localizadas em Jaraguá do Sul - SC. As questões e respostas foram transcritas em quadro que objetivou auxiliar na análise das respostas a partir de 5 temáticas gerais: 1) Caracterização dos professores participantes da pesquisa; 2) Formação para o Ensino de Ciências; 3) Dificuldades no Ensino de Ciências; 4) Planejamento no Ensino de Ciências e 5) Avaliação no Ensino de Ciências. Entre os resultados encontrados, podemos identificar que existem dificuldades tanto no preparo das aulas quanto na estrutura da escola que interferem no desenvolvimento das aulas de Ciências. Mesmo assim, os professores valorizam as concepções prévias dos alunos no seu planejamento e utilizam experimentos, contribuindo para o aprendizado dos estudantes. Percebemos um grande empenho por parte dos professores em relação às aulas com experimentos, no qual consideramos de suma importância para a qualidade do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Funadamental. Por isso, consideramos que o incentivo ao aperfeiçoamento profissional por meio da formação continuada pode contribuir para a segurança e o bom desempenho do professor no momento da preparação e do desenvolvimento do conteúdo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Anos Iniciais pt_BR
dc.title O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental em Jaraguá do Sul a partir da perspectiva docente pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Educação em Ciências e Matemática pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta