Resumo:
O objetivo deste trabalho é ter um panorama do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
do Ensino Fundamental, analisando como os professores do Ensino de Ciências nos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas de Jaraguá do Sul,
abordam o Ensino de Ciências. A metodologia usada é qualitativa, com um
questionário de perguntas abertas e fechadas. Fizemos um levantamento com 7
professores, buscando dados em relação à formação e às práticas pedagógicas.
Esses professores atuam em duas escolas: uma da rede Estadual outra da rede
Municipal, ambas localizadas em Jaraguá do Sul - SC. As questões e respostas foram
transcritas em quadro que objetivou auxiliar na análise das respostas a partir de 5
temáticas gerais: 1) Caracterização dos professores participantes da pesquisa; 2)
Formação para o Ensino de Ciências; 3) Dificuldades no Ensino de Ciências; 4)
Planejamento no Ensino de Ciências e 5) Avaliação no Ensino de Ciências. Entre os
resultados encontrados, podemos identificar que existem dificuldades tanto no
preparo das aulas quanto na estrutura da escola que interferem no desenvolvimento
das aulas de Ciências. Mesmo assim, os professores valorizam as concepções
prévias dos alunos no seu planejamento e utilizam experimentos, contribuindo para
o aprendizado dos estudantes. Percebemos um grande empenho por parte dos
professores em relação às aulas com experimentos, no qual consideramos de suma
importância para a qualidade do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino
Funadamental. Por isso, consideramos que o incentivo ao aperfeiçoamento
profissional por meio da formação continuada pode contribuir para a segurança e o
bom desempenho do professor no momento da preparação e do desenvolvimento do
conteúdo.