Resumo:
Os currículos oficiais, a BNCC e o Currículo em Movimento do Distrito Federal, fixam
os conteúdos mínimos para assegurar os direitos de aprendizagem na Educação
Básica. No Currículo em Movimento, em particular, é estabelecido em seus
referenciais teóricos que a Educação deve permear todos os aspectos da vida do
estudante, buscando uma educação integral e progressista que supere a visão
curricular fragmentada. Os conteúdos de Astronomia estão alocados entre as
disciplinas do ensino fundamental de modo multidisciplinar, porém, são escassos na
formação escolar e demasiadamente abstratos, exigindo maior interpretação e
reflexão, não satisfazendo, portanto, as condições apontadas pelo Currículo em
Movimento. Por outro lado, o ensino de Astronomia, quando abordado de modo
interdisciplinar, pode proporcionar ferramentas para o ensino de matemática de modo
a aprovisionar os requisitos de uma educação progressista concebida pelo Currículo
em Movimento. Neste trabalho será apresentada uma proposta de articulação entre
Astronomia e Matemática, e os resultados de sua implementação junto a estudantes
do ensino fundamental. Entre outros fatores, constatou-se que os alunos participantes
foram atraídos pelo tema, mostrando que atividades interdisciplinares como a
proposta pode propiciar um ensino mais contextualizado e atrativo ao estudante.