dc.contributor.advisor |
Bortolini, Julio Eduardo |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Milena Terezinha |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-23T13:58:22Z |
|
dc.date.available |
2023-05-23T13:58:22Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2815 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo faz parte do trabalho de conclusão do curso de pós-graduação com o
objetivo analisar a formação e quais as possíveis causas das dificuldades que professores do ensino fundamental I têm sobre ciências em suas práticas pedagógicas. O estudo foi desenvolvido com 10 professores que lecionam na rede estadual de educação de Santa Catarina, em duas escolas de Jaraguá do Sul. Os dados coletados referem-se às respostas do questionário aplicado aos sujeitos da pesquisa. Por meio das análises realizadas, os resultados mostram que a formação inicial na área das Ciências da Natureza carece de melhorias, tais como o aumento de carga horária dos cursos de pedagogia e, a formação continuada na área não tem chegado aos professores dos anos iniciais da rede, e que diante aos desafios e dificuldades para ensinar ciências, conseguem articular ferramentas disponibilizadas nas mídias e o uso de metodologias orientadas pela CBTC para que suas aulas de ciências sejam articuladas com os outros componentes curriculares de forma interdisciplinar, estabelecendo diálogos e contribuindo para a construção de um ensino com mais qualidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Anos iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial e continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades dos professores |
pt_BR |
dc.title |
Desafios de um grupo de professores para o ensino de ciências no fundamental I |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Educação em Ciências e Matemática |
pt_BR |
local.institution.campus |
Jaraguá do Sul |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |