Resumo:
O presente estudo faz parte do trabalho de conclusão do curso de pós-graduação com o
objetivo analisar a formação e quais as possíveis causas das dificuldades que professores do ensino fundamental I têm sobre ciências em suas práticas pedagógicas. O estudo foi desenvolvido com 10 professores que lecionam na rede estadual de educação de Santa Catarina, em duas escolas de Jaraguá do Sul. Os dados coletados referem-se às respostas do questionário aplicado aos sujeitos da pesquisa. Por meio das análises realizadas, os resultados mostram que a formação inicial na área das Ciências da Natureza carece de melhorias, tais como o aumento de carga horária dos cursos de pedagogia e, a formação continuada na área não tem chegado aos professores dos anos iniciais da rede, e que diante aos desafios e dificuldades para ensinar ciências, conseguem articular ferramentas disponibilizadas nas mídias e o uso de metodologias orientadas pela CBTC para que suas aulas de ciências sejam articuladas com os outros componentes curriculares de forma interdisciplinar, estabelecendo diálogos e contribuindo para a construção de um ensino com mais qualidade.