Resumo:
A enfermagem radiológica em seu processo de trabalho nos serviços de terapias e diagnóstico, vem passando por mudanças significativas no que se refere à sua atuação e capacitação. Os profissionais de enfermagem em sua práxis nestes serviços necessitam de atualização constante e capacitação referente à proteção radiológica. O uso das tecnologias educacionais à distância apresenta-se como uma opção de capacitação para instrumentalização dos mais diversos profissionais. Este estudo teve como objetivo compreender, a partir das expressões dos profissionais de enfermagem, a concepção da proteção radiológica na radioterapia. Dos objetivos específicos buscou-se identificar na rotina de assistência em enfermagem, ações e normas referentes à proteção radiológica em radioterapia, e propor um plano de capacitação em proteção radiológica, na modalidade à distância, para os profissionais de enfermagem que atuam com as tecnologias radiológicas em radioterapia. A pesquisa está fundamentada na teoria da formação em enfermagem no Brasil, a educação permanente em saúde, educação à distância, enfermagem radiológica no serviço de radioterapia e proteção radiológica no serviço de radioterapia. A metodologia aplicada foi do tipo qualitativa e realizada no período de julho a agosto de 2020, com o universo dos profissionais de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros de três serviços de radioterapia, localizados em dois municípios da região do sul do Brasil. A coleta dos dados foi por meio de entrevista semiestruturada e análise documental, e orientada pelos preceitos da análise de conteúdo temática. A organização dos dados foi com o auxílio do software Atlas.ti versão 8.4. A pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, parecer número 4.159.993 em 17 de julho de 2020. Os resultados estão apresentados na forma de dois manuscritos, sendo: Concepção dos profissionais da enfermagem sobre proteção radiológica em radioterapia; Proposta de capacitação aos profissionais da enfermagem sobre proteção radiológica. Emergiram dos resultados quatro macro categorias, sendo a radiação ionizante como sinônimo de tratamento, funcionalidade e seus malefícios; aproteção radiológica como proteção à saúde e segurança do profissional e do paciente; conhecimentos e qualificação em radioterapia e conhecimento sobre proteção radiológica e segurança do profissional e paciente em sua rotina de trabalho. Concluiu-se que os profissionais deenfermagem ainda possuem dúvidas e um conhecimento incipiente com relação aos conteúdos envolvendo radiações e proteção radiológica. Com tal dificuldade encontrada, ressalta-se que a busca por um processo educativo deve ser contínua e constante, para o aprimoramento desses profissionais para-ocupacionalmente expostos, resultando com isso, atitudes corretas e seguras na prática do uso das radiações. A caracterização das necessidades de conhecimento e as experiências do contexto do trabalho em radioterapia, apontado pelos profissionais de enfermagem, contribuiu para a elaboração dos eixos temáticos sugeridos