Resumo:
O Mercado Financeiro e de ações vêm despertando interesse dos brasileiros. Como indício, o número de contas criadas na Bolsa de valores oficial do Brasil (B3), que teve, em dezembro de 2021, um crescimento de 56% na comparação com dezembro de 2020.
O interesse por ferramentas e técnicas para auxiliar nas operações deste mercado são conhecidas de longa data. Tais técnicas auxiliam acionistas, analistas e amadores a tomarem decisões mais qualificadas, auxiliando na gestão de riscos.
Entretanto, com a popularização dos robôs traders, novas ferramentas como Aprendizado de Máquina estão tomando conta do cenário.
A utilização de uma base histórica dos ativos permite o treinamento de um ou mais modelos de Aprendizado de Máquina para operar de forma “inteligente” e rápida, com
operações na escala de milissegundos, além que operar ininterruptamente, aumentando assim as possibilidades de lucros. Dessa forma, espera-se, como resultado deste trabalho, o desenvolvimento de um robô capaz de realizar operações de forma automática utilizando dois modelos incrementais e, com base nas métricas, ser comparável ou superior a outros trabalhos da literatura de modo a obter de lucro nas operações propostas.