Repositório Institucional

USO DE DATA LAKE NA GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE MERCADO PARA O RAMO DA ESTÉTICA NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Ferronato, Jair José
dc.contributor.author FERNANDES, NAIARA DE OLIVEIRA LUZ
dc.date.accessioned 2023-06-21T04:54:09Z
dc.date.available 2023-06-21T04:54:09Z
dc.date.issued 2023-06-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2844
dc.description.abstract A gestão de informações de mercado no ramo da estética é de grande interesse para os empresários da área da estética, pois a análise de informações empresariais permite obter importantes esclarecimentos para a criação de novas estratégias para alavancagem do negócio. As clínicas de estética de forma individual não possuem um grande número de dados além dos que elas mesmas geram, o que dificulta o processo de tomada de decisão em vários cenários, inclusive para clínicas que de certa forma tentam a análise interna de informações. O objetivo deste estudo de caso foi desenvolver uma aplicação prática dos conceitos de Data Lake (Lago de Dados) numa empresa desenvolvedora de sistemas para gestão de clínicas de estética, que possui um grande volume de dados deste campo, mas não trabalha com eles no objetivo de gerar informações de mercado numa visão macro. Os Data Lakes são grandes repositórios que permitem armazenar dados estruturados e não estruturados, centralizando os dados da empresa num só local, afim de aproveitar ainda mais os recursos não explorados através da análise de dados e geração de informações de interesse. A metodologia deste estudo de caso foi estruturada com base na análise das questões orientadoras iniciais deste método, passando pela coleta de evidências, estabelecendo e analisando os resultados, validando-os, até se chegar às conclusões. Inicialmente, foi aplicada uma pesquisa de interesse aos clientes da empresa desenvolvedora de sistemas que estão localizados em todo o Brasil. A partir dos resultados da pesquisa foi aplicado os conceitos de Data Lake conforme necessidades de análise identificadas nas pesquisas aplicadas anteriormente para então disponibilizar as informações de interesse as empresas do ramo. Após a disponibilização das informações de mercado, foi aplicada uma nova pesquisa aos participantes para que fossem avaliados os resultados obtidos. Em relação ao estudo, identificou-se que grande parte dos participantes receberam as informações de mercado geradas, mas não tiveram interesse em participar da avaliação final. Contudo, espera-se que os resultados deste estudo possam beneficiar aqueles que trabalham no ramo da estética através da análise das informações de mercado disponibilizadas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Data Lake pt_BR
dc.subject Volume de Dados pt_BR
dc.subject Estética pt_BR
dc.subject Análise de Dados pt_BR
dc.title USO DE DATA LAKE NA GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE MERCADO PARA O RAMO DA ESTÉTICA NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO. pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Sistemas de Informação pt_BR
local.institution.campus Caçador pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR
local.contributor.coadvisor Santa Maria, José Nunes


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta