Resumo:
A gestão de informações de mercado no ramo da estética é de grande interesse para os empresários da área da estética, pois a análise de informações empresariais permite obter importantes esclarecimentos para a criação de novas estratégias para alavancagem do negócio. As clínicas de estética de forma individual não possuem um grande
número de dados além dos que elas mesmas geram, o que dificulta o processo de tomada de decisão em vários cenários, inclusive para clínicas que de certa forma tentam a análise interna de informações. O objetivo deste estudo de caso foi desenvolver uma aplicação prática dos conceitos de Data Lake (Lago de Dados) numa empresa desenvolvedora de sistemas para gestão de clínicas de estética, que possui um grande volume de dados deste campo, mas não trabalha com eles no objetivo de gerar informações de mercado numa visão macro. Os Data Lakes são grandes repositórios que
permitem armazenar dados estruturados e não estruturados, centralizando os dados da empresa num só local, afim de aproveitar ainda mais os recursos não explorados através da análise de dados e geração de informações de interesse. A metodologia deste estudo de caso foi estruturada com base na análise das questões
orientadoras iniciais deste método, passando pela coleta de evidências, estabelecendo e analisando os resultados, validando-os, até se chegar às conclusões. Inicialmente, foi aplicada uma pesquisa de interesse aos clientes da empresa desenvolvedora de sistemas que estão localizados em todo o Brasil. A partir dos resultados da pesquisa
foi aplicado os conceitos de Data Lake conforme necessidades de análise identificadas nas pesquisas aplicadas anteriormente para então disponibilizar as informações de interesse as empresas do ramo. Após a disponibilização das informações de mercado, foi aplicada uma nova pesquisa aos participantes para que fossem avaliados os
resultados obtidos. Em relação ao estudo, identificou-se que grande parte dos participantes receberam as informações de mercado geradas, mas não tiveram interesse em participar da avaliação final. Contudo, espera-se que os resultados deste estudo
possam beneficiar aqueles que trabalham no ramo da estética através da análise das informações de mercado disponibilizadas.