Repositório Institucional

Contribuições para o ensino da literatura infantojuvenil como meio de empoderamento no cenário “pós-pandêmico”

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Delevatti , Daiane da Silva
dc.contributor.author Jerônimo, Adson Henrique Viana
dc.date.accessioned 2023-08-17T17:30:41Z
dc.date.available 2023-08-17T17:30:41Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2857
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições da literatura infantojuvenil como meio de empoderamento no cenário pós-pandêmico. A pandemia de COVID 19 afetou a vida de milhões de crianças e jovens em todo o mundo, gerando um aumento nos índices de ansiedade, medo e incerteza. A literatura infantojuvenil, por sua vez, pode ajudar no processo de empoderamento desses jovens, ao proporcionar uma forma de expressão artística que possibilita a reflexão crítica e o desenvolvimento socioemocional e cognitivo. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram apresentados estudos que demonstram a importância da literatura para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens, especialmente a partir das perspectivas de Regina Zilberman e de Ariés. Além disso, foram discutidas as principais características da literatura infantojuvenil que a tornam um instrumento importante para o ensino e a aprendizagem. Por fim, concluiu-se que a literatura infantojuvenil é um importante elemento de empoderamento no cenário pós pandêmico, ao contribuir para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo dos jovens leitores. Dessa forma, é fundamental que os educadores e demais profissionais da área da educação reconheçam o potencial da literatura infantojuvenil e utilizem-na de forma estratégica no processo educativo, visando o empoderamento e o desenvolvimento pleno das crianças e jovens. pt_BR
dc.subject Literatura Infantojuvenil. Empoderamento. Pós-pandemia. Educação. pt_BR
dc.title Contribuições para o ensino da literatura infantojuvenil como meio de empoderamento no cenário “pós-pandêmico” pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização em Multiletramentos na Educação pt_BR
local.institution.campus Xanxerê pt_BR
local.institution.department Departamento de ensino, pesquisa e extensão - DEPE pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta