Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo principal identificar a situação atual dos egressos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Santa Catarina - Jaraguá do Sul no mercado de trabalho, após a conclusão do curso, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como base teórica, o estudo analisou o desenvolvimento da BNCC a partir de 2016 e a forma como o Estado de Santa Catarina - um dos primeiros a aderir à Legislação Federal - se adaptou a ela. Além disso, investiga como a carreira docente se tornou objeto de discussões abrangentes, uma vez que foi afetada pela nova estrutura educacional, especialmente no que diz respeito à experiência dos egressos. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário elaborado na plataforma Google Formulários e contou com a participação de treze alunos. Os resultados revelaram diversos relatos que abordam as adversidades da profissão docente, destacando a falta de segurança e oportunidades para os egressos que não seguiram carreiras na docência, bem como a carência de recursos e formação adequada para a implementação da BNCC, por parte dos professores em exercício. Fica evidente, a necessidade de investimentos e esforços para garantir que as novas políticas educacionais sejam efetivamente implementadas, seja por meio de formação continuada, seja pela oferta de recursos adequados.