Resumo:
Este trabalho traz reflexões sobre avaliação no ensino de física, discutindo acerca dos desafios, o uso do instrumento da prova e suas relações, com a aprendizagem e desempenho dos estudantes. Através da análise bibliográfica, exploramos os elementos de artigos e trabalhos científicos conectados ao tema. Além disso, foram realizadas entrevistas com professores de física para compreender suas percepções sobre práticas, processos de avaliação e o próprio instrumento em questão. Este estudo, foi motivado pela identificação de uma lacuna no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Santa Catarina – campus Jaraguá do Sul, que carece de uma discussão aprofundada sobre avaliação do ensino de física. Ao combinar as metodologias de investigação de artigos e entrevistas, procuramos aprofundar a nossa compreensão das práticas de
avaliação, visando uma melhor preparação para a profissão docente. De todo modo, apesar da evolução da base teórica obtida, o trabalho evidenciou como as discussões sobre o tema são vastas e profundas, o que demonstra apenas a necessidade de que sejam recorrentes, bem como cada vez mais intrínsecas aos cursos de formação de professores de física.